quinta-feira, 30 de junho de 2011

Conceito de Química

Conceito: B, eu acho que mereço um conceito B porque eu melhorei bastante pelo menos na minha visão e acho que em equipe melhorei bastante e parei de passear na sala, fiz todas as pesquisas trabalho que eu me lembre e por isso acho que mereço um  conceito B

Conceito individual em química

Conceito B: Na minha opinião mereço esse conceito porque colaborei com a minha equipe, fui responsável com as minhas atividades e em equipe, tive respeito, me organizei bem durante o bimestre,consegui aprender o conteúdo,procurei dar o meu melhor, realizei todos os trabalhos.Pra mim ser uma aluna E eu tenho que melhorar na parte de apresentações de trabalhos e me esforçar mais ainda.

Kethelyn Campos Ambrosio 

Conceito da Equipe em química

Conceito B: durante este bimestre tivemos um bom desempenho , todos da equipe assumiram responsabilidade com as atividades, uma boa comunicação,organização,respeito,aprendizado do conteúdo e todos deram o seu melhor , mas não o suficiente para sermos um E. Para sermos um E precisamos melhorar nossa preparação para apresentação de trabalhos.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

DESCOBERTAS BIOLÓGICAS

     As descobertas biológicas foram de extrema importancia, porque assim conseguimos aperfeiçoar os estudos principalmente da medicina. Exemplos:
MICROSCÓPIO: permite a visualização de células, para exames e estudos foi criado em 1590 por Hans Janssen e seu pai.
TRANSFUSÃO DE SANGUE: a transfusão de sangue é um meio muito ágil para salvar vidas, a primeira foi administrad pelo Dr. Jean Baptiste.
CAMISINHA: É um modo de se proteger de doenças, e um método contraceptivo.
TIPOS SANGUINEOS: sao A, AB, B, e O.
CLONAGEM: o primeiro animal a ser clonado foi a ovelha Dolly, por transferencia nuclear de células somáticas.
     Todas essas e várias outras tecnologias ajudam o ser humano, e acreditamos que em breve teremos muitas outras inovações.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Núcleo

1. Quais são as funções do núcleo ?
O núcleo é uma estrutura presente  nas células eucarioticás e responsável pelo controle das funções celulares.

2. Quais as partes/componentes do núcleo ?
Ribossomos,nucléolo,espaço perinuclear,poro,cromatina,membrana núclear interna,membrana núclear externa,retículo endoplasmático rugoso.

3. Qual a relação do núcleo com o R.E ?
Fazem trocas de substâncias.

4.O que é DNA? função
DNA é uma dupla hélice em que duas cadeias de nucleotédeos dispõem-se espiraladamente em torno de um eixo.Essas cadeias estão unidas entre si por ligações de hidrogênio que se formam entre as bases nitrogeneas.Essa união não é aleatória: a adenima de uma cadeia emparelha-se sempre com a temina da outra; a citosina de uma cadeia emparelhada-se sempre com a guanina da outra.

5. Quais são as bases nitrogenadas ?
Bases púricas ademina(A), guanina(G), bases purimidicas,citosina(C) e timina(T).

6.Como ocorre a ligação e entre as bases nitrogenadas?
Ao mesmo tempo que o DNA polimersa vai abrindo a molécula do DNA,outra enzima,chamada DNA ligasse,vai ligando um novo grupo de nucleotídeos,que se pareiam com os nucleátideos.

7.Relacinone DNA/cromatina/cromossomo?
Cromossomoe cromatina são iguais,constituidas por DNA e proteínas,porém a cromatina é um material intranuclear.






1.Cadeia simples de DNA
2.Filamento de cromatina
3.Cromatina condensada
4.Cromatina condensada em profase
5.Cromossoma em metafase.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Professora Marta

Ola professora poste aqui por favor o que teremos que trazer para a aula de mumificação! 

Obrigado

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Necessidade do ser humano (resposta ao desafio) - TRABALHO DE FILOSOFIA.

  A necessidade do ser humano, é de expressar seus sentimentos e de suprir seus desejos, assim tornando o ser humano dependente da técnica.
  A motivação muitas vezes nem seja pela necessidade da fome, frio, etc; mas pela pressão que a mídia faz sobre o ser humano, também pela dependência que já temos pelo técnico e pelo poder que temos sobre esse técnico, pois o uso da criatividade faz com que nós utilizemos ela criando o desnecessário.
  Uma necessidade que é muito importante, seria de nós se expressarmos, e utilizamos então pinturas, musicas, danças, entre outras; com apenas uma musica cantada em baixo de um chuveiro durante o banho já liberamos muitas expressões, como a raiva, o amor, a tristeza e a alegria, muitas vezes podendo aumentar o prazer que temos pela vida.


quarta-feira, 8 de junho de 2011

Efeito Estufa

      Efeito estufa é um processo natural do planeta , ocorre quando os gases que compõem a nossa atmosfera , retêm o calor do sol . Quando o aumento desses gases que se concentram na atmosfera é execisso , aumenta a retenção do calor , aumentando assim as temperaturas do planeta .
       Os , Estados Unidos e o Japão , por serem 2 países com uma população muito grande são os países que mais poluem no planeta . Se essa poluição continuar a mesma quantidade , ou aumentar as consequências se agravaram muito , pois aumentaram as temperaturas , assim derretendo as geleiras dos pólos , então inundará muitas cidades litorâneas .
        O protocolo de Kyoto foi um acordo estabelecido pelos países desenvolvidos , para diminuir a emissão de gases poluentes lançados na atmosfera .
        O Brasil ele contribui com o efeito estufa , principalmente com o desmatamento da Amazônia. O efeito estufa nos prejudica muito , até mesmo na nossa saúde , podendo aumentar problemas respiratórios na sociedade.
        Por todas essas consequências , nós precisamos reduzir , reutilizar e reciclar . 

terça-feira, 7 de junho de 2011

Resumo da classificação dos elementos

Metais: Apresentam brilho metálico, conduzem corrente elétrica e calor, são maleáveis e usados em moedas e joias.

Semimetais:Apresentam brilho metálico, têm pequena condutibilidade elétrica e se fragmentam

Ametais:Não apresentam brilho, não são condutores, se fragmentam e são utiliados na produção de pólvora e na fabricação de pneus.

O Hidrogênio:É um elemento atípico, pois possui a propriedade de se combinar com metais, ametais e semimetais.Nas condições ambientes, é um gás extremamente inflamável.O hidrogênio liquefeito é utilizado como combustível de foguetes.

Gases Nobres: Como o próprio nome sugere, nas condições ambientes apresentam-se no estado gasoso e sua principal característica química é a grande estabilidade, ou seja, possuem pequena capacidade de se combinar com outros elementos.
   

Texto de Divulgação Científica

 Para fazermos um texto sobre divulgação científica temos que, primeiramente planejar o texto sempre pensando no tipo de cada leitor.O texto deve conter argumentos, ''provas'', exemplos que defendam a tese que o autor está apresentando.
 O texto deve ser iniciado com uma parágrafo que contenha evidência uma tese ou apresente o assunto que será exposto.Ele também deve ter uma linguagem clara, objetiva e impessoal, o texto tem que ser escrito no padrão da língua e usar verbos predominantes.
 Eles têm que que ter provas para que o leitor consiga expressar a sua opinião.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Lisossomos

      Lisossomos estão ligadas as funções heterofágia e autofógica .

Função heterofágia
As particulas alimentares que penetram na célula por fagocitose ou pinocitose ficam no interior de vácuolos denominados alimentares ( fogossomos ou pinossomos ) . Aos fagossomos ou pinossomos se fudem os lissomos primários, formando vacúolos  digestivos ( ou lisossomos secundários . Neste ocorre a digestão. Havendo resíduos , eles são temporariamente armazenados no interior dessas estruturas, que passam a ser chamadas vacúolos  ou corpos residuais , Em seguida , os resíduos podem ser eliminadas da célula por closmocitose . 

Função autofágica 
Em muitas células normais a função autofágica ocorre por um processo de digestão de estruturas citoplásmatica que não estão mais realizando suas funções , contribuindo para a renovação do material citoplásmatico .


Mitocôndrias

As mitocôndrias são organelas responsáveis pela respiração celular aeróbica. 

Por : Kethelyn Campos Ambrosio.